segunda-feira, dezembro 18, 2006

O que se passa?

As eleições para os órgãos sociais do Lar de N. Sra. da Conceição foram disputadas por duas listas, depois de um mandato cheio de realizações da anterior direcção (a crer naquilo que se lê e ouve). Será uma entidade apetecível?
Não sabemos, mas esta corrida às instituições limianas não tem paralelo nos últimos anos em Ponte de Lima (Associação Cultura Musical terá sido a excepção). Os actos eleitorais ficam desertos, não há candidatos, não há disponibilidade e as dificuldades adensam-se. Os órgãos sociais são eleitos por uma pequena minoria, com todos os perigos que daí advêem.
Os Bombeiros Voluntários, uma das instituições mais importantes e à qual a maior atenção deve ser dada, não tiveram candidatos na última eleição, sendo a anterior direcção "forçada" a cumprir um novo mandato (de 3 anos). As Assembleias Gerais não têm participação e a vida da instituição acaba por ser discutida no espaço público por aqueles que recusam emitir opiniões onde eles têm de facto valor. Na A. G. de 14 de Dezembro foi aprovado um aumento de quotas, com efeitos a partir de 2007. Muitos o vão contestar na rua, quando nenhum o fez no local devido.
Fica a constatação e o desejo de que as instituições limianas possam vir a ter a participação e serem tão apetecíveis como o Lar de N. Sra. da Conceição...