sábado, dezembro 16, 2006

Lamentável...

O assunto foi já abordado por Nuno Matos no seu blog e deixou incrédulos aqueles que estavam a asistir à Assembleia Municipal de Ponte de Lima, ontem realizada. No ponto destinado a discutir o Orçamento Opções do Plano para 2007 - o documento mais importante que, anualmente é discutido e votado naquele fórum - uma parte significativa da plateia abandonou a sala quando se preparava para intervir Manuel Pires Trigo do Partido Socialista, assentanto arraiais no hall de entrada, em amena e ruidosa cavaqueira.
Não sei o que moverá aqueles deputados municipais contra o orador, mas considero inadmissível o desrespeito pela própria Assembleia, por quem estava a usar da palavra e por aqueles que se dignaram continuar a exercer o seu dever de representar aqueles que os elegeram.
É assim que se esvazia um órgão ao qual deveria ser dada mais importância e dignidade. Aqui, apesar das responsabilidades serem gerais, não podemos esquecer o papel de uma larga maioria (a do CDS/PP) que, além de raramente usar da palavra, pretende condicionar o direito das outras forças partidárias, como se fossem elementos menores numa Assembleia que fica negativamente marcada por este incidente pouco digno num estado onde a democracia e, consequentemente, o respeito pelas minorias, deve ser ponto de honra.