quarta-feira, dezembro 20, 2006

Solidariedade

Dezembro é o mês da solidariedade. Natal é momento de reflexão e introspecção sobre os outros, designadamente os que sofrem privações e se debatem com problemas. É evidente que o desejável seria que este estado de espírito perdurasse por todo o ano, mas são de registar as diversas iniciativas em curso em Ponte de Lima, destinadas a dar algum conforto e "calor" às famílias mais carenciadas, com especial atenção às suas crianças.

- O Rotary Club de Ponte de Lima promoveu uma campanha de recolha de alimentos e, com o complemento da contribuição do próprio clube e do Intermarché - entidade associada à iniciativa - conseguiu reunir 40 cabazes de Natal que vão direitinhos para quarenta famílias carenciadas de todo o concelho. É também este clube de serviços, através da Fundação Rotária Portuguesa, que atribui anualmente bolsas de estudos a jovens que necessitam de apoio para continuarem brilhantes carreiras académicas. No ano-lectivo 2006/2007 são cinco os jovens limianos beneficiados.

- A JSD pelo terceiro ano consecutivo está a recolher alimentos, roupas e brinquedos para apoiar famílias carenciadas. É um bom exemplo, sobretudo quando é da responsabilidade de jovens. O futuro está garantido.

- As crianças e jovens da Escola EB1 de Ponte de Lima (e seus familiares) deram também um valoroso exemplo de solidariedade e sensibilidade para com os que sofrem. Em conjunto com a Conferência Vicentina vão fazer chegar mais de duas centenas de quilos de viveres angariados a famílias carenciadas.

É caso para dizer que, no Natal, a solidariedade foi rainha em Ponte de Lima.