terça-feira, abril 25, 2006

UM DIA DE TODOS, PARA TODOS!

As direitas e as esquerdas não se entendem quando o tema é o "25 de Abril". Frequentemente, os primeiros preferem passar ao lado das comemorações, talvez preferindo o 25 de Novembro (veja-se a Madeira, entre outros) e os segundos, sofregamente, procuram apoderar-se não só da data mas de tudo o que ela significou e significa.
O 25 de Abril não é de ninguém em particular. É de TODOS os portugueses. Pelo que significou, mas também pelo que continua e continuará a significar. A vitória sobre a opressão, sobre a ditadura e o fascismo é um marco da história de Portugal e será recordada para sempre, como um importante virar de página na história do nosso País.
Mas o 25 de Abril não é só passado, é também futuro. Diria mesmo que Abril é sobretudo o futuro. O futuro que deve trazer desenvolvimento, melhor qualidade de vida, emprego, direitos sociais e o desenvolvimento, para melhor, da nossa ainda jovem e débil democracia. Uma democracia que garanta direitos e faça cumprir os deveres, onde todos sejam tratados da mesma forma, onde o caciquismo seja uma miragem e onde os partidos políticos sejam um exemplo de cidadania e respeito pelos outros. Isto, sim, é Abril no século XXI. O mais importante não é quem fez a revolução ou onde estava A ou B no dia 25 de Abril de 1974. Importante é promover o bem-estar no presente e preparar o País para que esse bem-estar seja ainda maior no futuro. Esta é a conversa de quem não consegue viver sem as glórias do passado, mas que é incapaz de dar resposta aos problemas do presente e do futuro.
Viva o 25 de Abril. Mas a olhar para o futuro!

Campeões!

Não posso deixar de saudar a A. D. "Os Limianos" pelo feito concretizado no passado domingo. Campeões Distritais da Divisão de Honra da A. F. de Viana do Castelo. Mais um título no seu brilhante palmarés e a presença nos nacionais da 3ª divisão na próxima época. Parabéns ao Tito de Morais e sua equipa, parabéns ao Carlos Rola, equipa técnica e todo o plantel (maioritariamente limiano), parabéns a todos os sócios e simpatizantes.
A próxima época vai ser mais difícil, um grande desafio. É fundamental que os objectivos de 2005/2006 se mantenham e sejam cumpridos: saneamento financeiro, aposta nos atletas limianos. Força Limianos.