sábado, abril 15, 2006

PÁSCOA FELIZ!

Mais um ano que passa, mais uma oportunidade para reviver as tradições pascais na nossa terra, procurando também no momento da paixão, morte e ressureição reflectir um pouco sobre tudo o que nos rodeia, sobre as energias que, todos os dias, são gastas sem nada contribuirem para o bem estar e paz das pessoas.
A Páscoa simboliza, como referiu o Arcipreste de Ponte de Lima, Dr. José Gomes de Sousa, a vitória da vida sobre a morte. É, por isso, um momento de celebração, abertura, paz e reflexão.
Em Ponte de Lima esta época é vivida, mais do que cumprida, com celebrações, tradições e ritos, como é o caso da visita pascal - por cá ainda se vai realizando - peculiar em Vitorino das Donas, e farta em Fontão (300 convivas à mesa é obra).
No campo pagão, no sábado de aleluia queima-se o judas, uma tradição revisitada pelo grupo "Unhas do Diabo", depois de anos e anos de diabruras do Guerrinha. Já há orelhas a arder por esta hora...
Ponte de Lima ainda tem uma bela Páscoa, com tradições e muitos visitantes. Pena é que não exista um programa especial, sobretudo no campo cultural, para oferecer aos limianos e a todos os que nos visitam nesta época.

Para todos, uma PÁSCOA FELIZ!