domingo, abril 30, 2006

NO DIA DO TRABALHADOR...

Eu sei que a economia não perdoa e, por isso, a coisa está má. O Páis está de rastos, não conseguimos levantar a cabeça, a depressão é enorme, o petróleo não acaba de aumentar e, como refere o "Expresso" do passado fim de semana, em 2005 (relativamente a 2004):
- Diminuiu o consumo privado
- Aumentou o consumo público
- Diminuiu o investimento
- Diminuiram as exportações
- Diminuiram as importações
- O aumento do PIB cifrou-se nuns magros 0,3%
- A taxa de Desemprego aumentou de 6,7 para 7,6%
- O défice orçamental aumentou, tal como o défice sem medidas extraordinárias
- O défice externo aumentou

A dura realidade é esta, constata-se que não existem milagres nem milagreiros. O Grande problema é que esta gente não tem ideias, não tem coragem de cortar onde deve e, secundados por mentiras ou meias verdades, toca a aumentar a idade da reforma, diminuir direitos, mudar a forma de cálculos das reformas, congelar carreiras, aumentar impostos, diminuir benefícios fiscais, espetando uma lança no coração da classe média, sobretudo nesses seres maléficos, grandes responsáveis pelo estado actual de Portugal, que são os funcionários públicos, sim, esses mesmos que sempre foram o grande motor das máquinas partidárias e que, depois das eleições ganhas, lá entravam para um posto de trabalho do Estado. Já nem me lembro qual foi o Governo que em legislatura e meia fez entrar cerca de 100 000.
Não há pachorra, porque tudo é feito sempre contra os mesmos e com um discurso caceteiro, como se os visados fossem uns lambe esquinas que nunca fizeram nada na vida. Chega!
Por Ponte de Lima, impávidos e serenos, asistimos ao encerramento de empresas: duas na última semana (Cocalima e Textil de Calvelo), ao adiamento constante da instalação de novas unidades industriais (quantos anos teremos que esperar para que o pólo industrial da Gemieira encha!), querem fechar o hospital (fechou ontem o serviço de geriatria, querem fechar a urgência, o resto será logo a seguir), querem retirar a PSP e diz-se que até o tribunal poderá ter os dias contados. Pois fechem Ponte de Lima, que será o primeiro passo para fechar um País que enquanto não tiver os melhores a governá-lo será sempre o País das oportunidades perdidas, do progresso adiado e da emigrantes. Disse bem de EMIGRANTES.
Viva o 1º de Maio, o dia do Trabalhador que, desde o 25 de Abril de 1974 sempre foi um dia de descanso, dedicado a lembrar os que trabalham e os seus direitos. Ora, o Município de Ponte de Lima, por unanimidade, deliberou manter a feira quinzenal no 1º de Maio, obrigando muitos e muitos limianos a trabalhar num dia em que, por direito, deveriam descansar. Santa insensibilidade, atroz incapacidade.
E os limianos, impávidos e serenos, assistem à lenta passagem deste triste cortejo!