sábado, março 18, 2006

UMA COMUNIDADE DE TODOS OS ALTO-MINHOTOS!

Com as devidas adaptações, apetece-me afirmar como o faz tantas vezes o povo, que "não há mal que sempre dure, nem ferida que não se cure".
Um dos maiores erros históricos dos políticos do nosso distrito está prestes a ser corrigido. O Alto Minho vai ter uma única associação de municípios. Será, assim o esperamos, o fim das tricas, das politiquices, das rivalidades bacocas, dos narcisismos exarcebados, da política de quintal.
Unam-se as prioridades estratégicas como num passado recente se uniram as águas e como, no futuro, com toda a certeza se vão unir os lixos do Vale do Lima e do Vale do Minho. Lute-se contra os que contribuem para que o distrito de Viana do Castelo tenha problemas de interioridade à beira-mar, unindo-se pelo grande objectivo do desenvolvimento do distrito e da melhoria da qualidade de vida das suas populações, independentemente de quem lidera a comunidade ou de quem está no poder em Lisboa. Acabe-se com as disputas e rivalidades locais, que só tolhem a região e ajudam a fomentar o seu esquecimento pelos decisores.
Estabeleça-se desde já um pacto, um acordo para definir regras quanto à liderança e às prioridades estratégicas. Que a luta se centre nos desígnios e não nos lugares.
O único lamento vai para os motivos desta súbita convergência. É pena que não fossem as vontades dos Homens a determinar a união, mas sim a necessidade, ou melhor, a obrigação de o fazerem para acederem aos fundos comunitários do próximo Quadro Comunitário de Apoio.
Nesta guerra não há vencedores, mas há vencidos: aqueles que nunca quiseram dar este passo, aqueles que dizendo que ele devia ser dado nada fizeram para o dar, aqueles que sempre preferiram a distribuição das capelas em detrimento do desenvolvimento integrado do distrito.

Será este também um excelente momento para ressuscitar o Pacto para o Desenvolvimento do Minho, sob os auspícios da Universidade do Minho e da Associação Industrial do Minho.

PS. Comoveu-me o ar inocente e cândido de Defensor Moura, ao afirmar que sempre defendeu a fusão da Valimar e da Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho!