domingo, março 26, 2006

O fim dos Governos Civis

Anunciado há muito tempo, parece que se vai concretizar o fim dos Governos Civis, no âmbito da reestruturação da estrutura administrativa do Estado. Passarão a ser 5 estruturas localizadas nas sedes das Comissões de Coordenação.
O esvaziamento das suas funções, operado nos últimos anos, tornou os Governos Cívis estruturas sem sentido no campo administrativo, mas ainda são um dos mais importantes pontos de contacto entre o cidadão e a administração nos respectivos distritos. Com o seu encerramento, espera-se que não fique a administração reduzida a um endereço electrónico e que seja dada capacidades aos agentes locais de intervir, sempre que necessário, junto do Estado, sem necessidade de se deslocarem ao Porto ou de digitarem mensagens dirigidas a um endereço de e-mail.
A regionalização pode estar à vista. Parece que não há grande vontade de a colocar na primeira linha da discussão mas, com medidas como esta, está-se a "encaminhar" o País nesse sentido. Gostaria de ver novamente debatida a regionalização em Portugal, que julgo ser a via necessária para poder guindar as regiões menos desenvolvidas a patamares mais dignos. Não acredito no super-Estado centralista, gerido a partir da capital e, na maior parte dos casos, por gente de Lisboa que não conhece nem tem sensibilidade para as dificuldades da "província". Depois do que tenho visto, já não tenho dúvidas!