domingo, março 26, 2006

"África Minha"

Num ápice, eis que África se torna no centro das atenções municipais. Uma comitiva municipal visitou Huambo, na ex-colónia portuguesa Angola, ligada a Ponte de Lima através da presença marcante do General Norton de Matos, para encetar contactos diversos e estabelecer vias de cooperação no campo da educação e agricultura. (ver notícia)
Não nos podemos alhear daquilo que nos rodeia, sendo fundamental potenciar os contactos com outras regiões ou países em benefício do progresso e do desenvolvimento do capital humano das duas partes. Não posso, por isso, deixar de recordar as localidades espanholas e francesas com quem o município de Ponte de Lima está geminado, para afirmar que essas vias de amizade e cooperação têm constituído um enorme fracasso. Pouco mais do que nada tem sido feito nos últimos anos para aproximar essas localidades, para procurar benefícios, contactos e experiências aos nossos jovens, para proporcionar um verdadeiro intercâmbio a todos os níveis, alargando os horizontes das instituições, empresários e associações locais. Um logro, tem sido a actividade do município neste campo.
Surge agora Angola, com quem muitos limianos possuem fortes laços, pela via da sua presença naquele país, enquanto colónia portuguesa. A deslocação de uma comitiva municipal ao mais alto nível tem que significar o desenvolvimento de contactos e a procura de vias de cooperação entre as partes, unidas pelo grande património da Língua Portuguesa. Uma cooperação que se deve estender muito além do ensino e da agricultura, quiçã às áreas económica (atenção empresários limianos!), da cultura, do desporto e da administração pública. Só assim poderão os limianos entender o empenho do município e o peso institucional que deu a esta deslocação. Só o poderão entender se a atitude for diferente, daquela que tem presidido a posição de Ponte de Lima no contexto das geminações.