IC 28 litoraliza o interior e interioriza o litoral
A inauguração do IC28, entre Ponte de Lima e Ponte da Barca/Arcos de Valdevez é uma das mais estruturantes vias de comunicação construídas no distrito de Viana do Castelo, a par da A3 (Porto-Valença), do IC1 (Viana - Porto) e da estrada Nacional que liga Valença a Melgaço.
As infra-estruturas transversais aproximam o litoral do interior e o interior do litoral, possibilitando um relacionamento mais próximo entre estas duas realidades e abrindo novas perspectivas de desenvolvimento.
Para completar o ramalhete de vias estruturantes para o distrito já falta pouco. O IP9 entre Viana do castelo e Ponte de Lima está em curso. O IC1 entre Viana do Castelo e Lanhelas (que se espera venha a ser num futuro próximo até Valença), está prestes e ser iniciado, ultrapassados os problemas de definição do traçado.
Faltará pois muito pouco para que o Alto-Minho tenha uma rede viária de excelência. A par do já citado troço Lanhelas-Valença do IC1, espera-se a transversal Caminha/Cerveira - Paredes de Coura - Arcos de Valdevez, decisiva para o desenvolvimento de Paredes de Coura. É nestes dois eixos que devemos agora centrar toda a nossa atenção e energias. A partir desse momento, o desenvolvimento e a dinâmica do distrito ficarão só e apenas nas mãos dos responsáveis políticos.
Deprimidos de facto!
De deprimidos não reconhecidos a deprimidos de facto vai um longo caminho. Apesar dos alto-minhotos se sentirem deprimidos, o economista Daniel Bessa preferiu chamá-los de "pouco confiantes". Exaltados com o diagnóstico os autarcas do Alto Minho reclamaram o reconhecimento da sua depressão.
O Primeiro-Ministro acedeu e lá passou o atestado médico. Estamos deprimidos!, exultaram de alegria dos autarcas.
Brincadeiras à parte, é justa a integração do distrito de Viana do Castelo em todas as medidas do PRASD.
PIDDAC 2004 sabe a pouco!
O PIDDAC para 2004 do distrito de Viana do Castelo foi uma desilusão. Era legítimo que esperassemos mais e melhor e era justo que mais fundos fossem afectos ao distrito, embora o PIDDAC não comtemple os 300 milhões de euros que estão a ser ou vão ser investidos no IP9 e IC1. Resta-nos eswperar uma elevada execução do PIDDAC 2004 e o justo reconhecimento das necessidades do distrito em 2005.
Parecem longínquos os tempos em que o queijo e o Centro de Estágios enchiam o PIDDAC...