sexta-feira, outubro 30, 2009

O último dia de Daniel Campelo

Daniel Campelo cumpre hoje o último dia à frente do Município de Ponte de Lima, depois de 16 anos como Presidente, aos quais se juntam outros quatro na qualidade de Vereador na presidência de Fernando Calheiros.
Pode-se dizer que, na política limiana, a partir de hoje haverá um antes de Campelo e um depois de Campelo. Afirmámo-lo porque foi, até á data, o presidente com maior período de permanência no cargo; porque Ponte de Lima mudou muito desde 1994, quando assumiu o comando da autarquia; porque nunca Ponte de Lima dispôs de tantos recursos financeiros com a chegada de milhões e milhões de euros em fundos comunitários; porque nunca uma liderança foi tão forte e afirmativa, capaz de fazer eclipsar o partido que o elegeu e a própria oposição; porque foi pioneiro na apresentação de uma candidatura independente, reforçando inclusivamente a votação; porque conseguiu algo absolutamente inédito, até ao momento em que subiu ao poder: apesar de ser um candidato de direita, sempre congregou e reuniu à sua volta pessoas de todos os quadrantes políticos.
Daniel Campelo, que hoje se retira da autarquia de Ponte de Lima sempre foi um líder de convicções fortes, que lutava por elas com toda a energia. Foi tão forte que foi derrotando todos os adversários que lhe apareceram pelo caminho e conseguiu algo notável e pouco vulgar em política: soube sair pela porta grande, escolhendo o minuciosamente o momento e anunciando no timing certo a sua decisão.
Campelo é único e não se repetirá.
Mas o poder, é o poder. Algo efémero mas profundamente atraente. Quem o sente sempre manterá o seu odor. Anunciar antes de sair da autarquia que poderá um dia voltar só pode sair da boca de quem só sabe viver com o poder. Anunciá-lo neste momento é deixar a pairar sobre Ponte de Lima uma sombra, um fantasma que, a qualquer momento, pode sair do despensa. E esse fantasma não é nada bom para quem o sucedeu...

PS. Hoje, a partir das 15h00 são empossados os autarcas que vão dirigir os destinos de Ponte de Lima nos próximos quatro anos: Presidente da Câmara, Vereadores, Membros da Assembleia Municipal e Presidentes de Junta. A capacidade destas Mulheres e Homens para trabalharem em prol da sua terra vai determinar o nosso futuro. Por isso lhes desejamos um bom trabalho e que tenham a capacidade para tomarem sempre as decisões mais correctas e justas para todos.