sexta-feira, agosto 21, 2009

Feiras Novas antecipadas e Feriado Municipal passa a ser movel

Na última reunião do Executivo Municipal de Ponte de Lima, foi deliberado por unanimidade antecipar numa semana a realização das Feiras Novas, para o segundo fim-de-semana de Setembro, e alterar o Feriado Municipal, passando de 20 de Setembro para a terça-feira seguinte às festas do concelho. Esta última decisão foi tomada por maioria, com um voto contra do Vereador do PSD. Estas alterações serão sujeitas a discussão e votação na próxima Assembleia Municipal de 4 se Setembro e terão efeitos práticos a partir de 2010.

Tanto uma decisão como outra merecem a nossa concordância, tendo em conta os seguintes factores:

1. As Feiras Novas sempre foram um acontecimento de transição para todos os limianos, assinalando o final do Verão, das férias e o arranque de mais um ano de trabalho. Esse ponto psicológico de viragem tinha também tudo a ver com o início do ano escolar. No entanto este tem sido antecipado ano após ano, situando-se presentemente mais de uma semana antes das festas.
A antecipação das festas vem permitir que a marca da transição seja reposta e que alunos, pais, professores de todo o país possam vir às festas sem comprometer o seu trabalho ou os seus estudos.

2. Ao situar as festas na primeira quinzena de Setembro, é possível proporcionar a muitas pessoas ainda em gozo de férias a participação no evento. Por outro lado, quanto mais cedo forem realizadas, maiores probabilidades de bom tempo podem existir.

3. Quanto ao feriado, a decisão tomada vem colocar em prática um hábito muito enraízado nos limianos, sobretudo no tecido comercial. Depois de alguns dias de intenso trabalho, a terça-feira seguinte às festas era dedicada ao descanso, com muitos estabelecimentos encerrados.

4. No entanto, esta decisão vem desvalorizar o significado do Feriado Municipal, ao torná-lo móvel e associando-o apenas ao descanso pós-festas. Não deve ser este o verdadeiro sentido do feriado. Por isso da entendemos que a maioria camarária não devia ter ignorado a proposta do PSD de alteração do feriado municipal para 4 de Março, dia da fundação de Ponte de Lima.

Se, por um lado, se colocou no papel uma prática, por outro perdeu-se uma enorme oportunidade de discutir a alocação do feriado municipal a um momento chave da histórica local, e não será mentira se aqui afirmarmos que a maioria camarária apenas não o fez porque a proposta vinha do maior partido da oposição...