domingo, junho 21, 2009

Tabú desfeito à Mesa dos Quatro Abades

Cumpre-se hoje, mais uma vez, a tradição da "Mesa dos Quatro Abades", com os presidentes de junta das freguesias de Bárrio, Cepões, Vilar do Monte e Calheiros a substituir os ancestrais abades à volta de uma mesa de pedra, onde se discutem os problemas comuns das freguesias.
Mas o assunto forte da Mesa de hoje, primeiro dia de Verão, é a quebra do tabú que vem alimentando Daniel Campelo relativamente à recandidatura à Câmara de Ponte de Lima.
Em tempos o jornal "Alto Minho" anunciou que o autarca não se recandidataria, deixando caminho aberto a Vitor Mendes. Nos dias que se seguiram apenas as vozes do presidente da concelhia, Pires da Silva e de Gaspar Martins se fizeram ouvir, esperando a continuidade do presidente que liderou o Município durante 16 anos.
Por cá, com base nas nossas fontes e em algumas notícias entretanto publicadas, estamos convictos que, de facto, Daniel Campelo não será candidato, provocando algum alvoroço com vista às próximas autárquicas. É que este anúncio apanhará muita boa gente desprevenida, embora pouco venha a mudar no panorama político local, com vista às eleições autárquicas do próximo Outono, já que PSD e PS têm as suas candidaturas definidas e Abel Baptista foi confirmado como cabeça de lista do PP por Viana do Castelo.

Com este cenário, esta retirada de cena de Daniel Campelo é um verdadeiro "golpe" na oposição, apanhada desprevenida, pois só esperava a retirada de Daniel Campelo dentro de quatro anos. Vitor Mendes tem o caminho aberto e a tarefa facilitada...