terça-feira, junho 30, 2009



O relançamento da política em Ponte de Lima ?

O afastamento de Daniel Campelo da corrida eleitoral do próximo dia 11 de Outubro, cujo discurso aqui reproduzimos com a vénia do jornal Cardeal Saraiva, veio trazer uma inusitada animação à política limiana, com grandes movimentações de todos os partidos, visando o melhor posicionamento possível, para disputarem taco a taco o resultado a Vitor Mendes, o candidato do PP, actual vice-presidente da autarquia.

Obviamente, Vitor Mendes parte em clara vantagem. O facto de conhecer a autarquia, de ser sobejamente conhecido dos eleitores e de estar a exercer o poder, são vantagens muito grandes, aliadas ao facto da retirada permatura de Campelo ter apanhado a oposição desprevenida, mais concentrada no acto eleitoral de 2013. O PSD apresenta um jovem que, apesar de ainda desconhecido, personifica a renovação que está a ser operada no partido. O Partido Socialista apresenta um candidato já conhecido do eleitorado, por ser ter já apresentado a anteriores actos eleitorais, integrado como independente nas listas da CDU. Com um discurso de ruptura e bem preparado, António Carlos Matos pode fazer mossa no partido do poder, embora o arranque tenha sido marcado por algumas vozes discordantes dentro do Partido Socialista, de donde poderá sair também o candidato do Bloco de Esquerda, correndo vozes de poder tratar-se de um antigo Vereador do...PP, com fortes ligações à área socialista...

Com o PP na frente e o PSD a apostar na juventude e num candidato totalmente novo, o PS a procurar unir as ostes para o grande combate, o BE parece ter conseguido um candidato forte e capaz de congregar algumas vontades. Finalmente, a CDU parece que vai apostar em Acácio Pimenta, capaz de capitalizar nas urnas o bom trabalho realizado na Assembleia Municipal.

Com este panorama, os próximos meses prometem...