quinta-feira, junho 04, 2009




Feira Medieval - um comentário

A Feira Medieval de Ponte de Lima, com periodicidade bi-anual, teve como principal novidade a concentração de actividades e feira no espaço do areal.
Se, por um lado, devolve a feira ao seu espaço de sempre, por outro lado esta opção retirou alguma espectacularidade, envolvência e até mística à Feira Medieval, pois o centro histórico de Ponte de Lima tem condições fantásticas para acolher eventos deste tipo. A feira, neste particular ficou claramente a perder, como a perder ficou a animação do centro histórico que estava deserto enquanto a feira decorria no areal.
Comenta-se que a mudança terá ficado a dever-se a reacções adversas de um pequeno grupo de comerciantes, que se consideravam prejudicados pela presença de tendas junto aos seus estabelecimentos. Não concordamos com esta perspectiva e a prova foi dada este ano. A atitude correcta dos comerciantes era associar-se ao espírito da feira, montar os seus próprios espaços e adaptar aos seus produtos às circunstâncias. Assim, ganhariam todos.
A feira atraiu muita gente, animou Ponte de Lima durante três dias, tem pernas para andar e grande potencial de crescimento e desenvolvimento.