quarta-feira, novembro 12, 2008

Terra Finicia

Foi apresentado o programa Terra Finicia, um fundo destinado a apoiar projectos de investimento desenvolvidos por micro e pequenas empresas do concelho. Apesar de Daniel Campelo sustentar que este projecto se destina a atrair novos empresários e novos projectos que permitam aproveitar o potencial de Ponte de Lima e que está subsproveitado, empresários presentes criticaram o facto do montante do crédito (máximo de 45 000 euros) ser demasiado baixo e o prazo de pagamento (6 anos) ser muito curto, além de sustentarem que o programa deveria ser alargado a outras categorias.

O Terra Finicia é destinado a Empresas constituídas há menos de um ano ou as que venham construir sede no concelho de Ponte de Lima.

Em momentos de acentuada crise, como aquela que estamos a viver, todas as ajudas são bem vindas. Este é um contributo, entre muitos outros que poderiam ajudar a dinamizar o sector demaior risco da actividade económica concelhia - o comércio tradicional. Outras medidas poderiam, e deveriam ser implementadas. Lembramos aqui a proposta da Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima, fortemente criticada pelo Município, mas que assume hoje grande actualidade. Não podemos ficar pelo imobilismo, patente na entrevista do Vereador Gaspar Martins, quando afirmou que o areal fronteiro a Ponte de LIma - tal como está - tem sido um dos grandes factores de desenvolvimento do comércio limiano. Qual desenvolvimento, perguntamos nós, sobre um sector que se afunda irremediavelmente cada dia que passa. Como poderemos concordar em manter, tal como está, a zona mais nobre de Ponte de Lima. A nossa sala de visitas dá uma má imagem da vila e necessita de intervenção urgente, uma intervenção que a torne num centro cívico e fruição, de lazer, de encontro dos limianos, mas que tenha em conta a necessidade que o centro histórico tem de acesso e estacionamento.

Mais informações sobre o Terra Finicia aqui.

Regulamento. Formulário. Desdobrável.