quinta-feira, novembro 20, 2008

Pedreiras

Noticiou o "Alto Minho" que "há habitantes que até mudam de casa por causa das pedreiras de Santo Ovídio", na sequência de uma denúncia do Molima - Movimento para a Defesa do Rio Lima. Os ambientalistas denunciam falta de cumprimento da legislação em vigor e destacam ainda a alteração na paisagem e qualidade de vida, não existindo qualquer tratamento das lamas que, impunemente, escorrem para o Rio Lima em dias de chuva. Rotulam ainda de escândalo a falta de fiscalização destes e outras situações.

E é! Não se compreende que, por estes tempos, época do "Magalhães", da tecnologia de ponta na indústria extractiva e transformadora, época do planeamento e organização do território, época em que os princípios e o respeito pelos outros deveriam estar acima dos interesses de alguns, ainda existam situações destas.

A única solução é o ordenamento e a criação de regras claras e cumpridas por todos. Enquanto os olhos continuarem artificialmente fechados, quando as cabeças se voltam para Santo Ovídio e montes adjacentes, teremos sempre este problema.