sábado, maio 19, 2007

Reflexão de fim-de-semana

Precisa-se de uma nova atitude!

Se tal não me tivesse sido contado por um amigo de confiança, eu não acreditaria: A empresa que gere os destinos da Bracalândia que, em conflito com o município bracarense, vai sair do concelho instalando-se no Parque da Cidade de Penafiel (esta notícia tem cerca de duas semanas), esteve há alguns meses em Ponte de Lima a procurar um terreno para instalar aquele que é o parque de diversões mais conhecido e procurado do Norte de Portugal. As razões eram óbvias: a excelente localização de Ponte de Lima, em termos de acessibilidades e de proximidade da Galiza. Solicitamente, a autarquia mostrou alguns terrenos, entre os quais um situado junto às Lagoas, que foi do agrado dos empresários.
A partir desse momento, o silêncio foi total até que, recentemente se soube da decisão final quanto à localização do parque.
Não temos qualquer dúvida sobre a importância, pertinência e polo de atracção que significa a instalação de uma infraestrutura como o parque da Bracalândia em qualquer localidade. Estamos seguros que a concorrência deve ter sido muita e forte. Mas o que mais nos desagrada e dói é a atitude passiva do Município com os potenciais investidores. Parece que estes têm que prestar vassalagem a Ponte de Lima e ao Município e que nada deve ser feito para os cativar e motivar a investir nesta terra.
Os resultados estão à vista: somos muitas vezes preteridos ou ultrapassados (veja-se o caso IKEA, Bracalândia e provavelmente Cobra).
Para inverter este mau ciclo é necessária uma nova atitude, uma mudança radical nas políticas municipais: o desenvolvimento económico deve ser uma prioridade municipal, com apostas múltiplas e um Vereador dedicado a tempo inteiro a estas questões, com políticas de incentivos a investidores, multipolaridade de caminhos a seguir - o turismo, os parques e jardins, as Lagoas, os miradouros, mas também a indústria, o comércio (que degradado e deprimido está), a cultura e o património.
O que está errado, actualmente, é a atitude. Sensibilidade, precisa-se!