sexta-feira, maio 11, 2007

Projecto de Valorização das Margens do Rio Lima

Com honras de concurso de ideias, apresentadas, avaliadas e discutidas amplamente em meados da década de 90 do século passado, o "Projecto de Valorização das Margens do Rio Lima" foi o mais emblemático projecto da carreira autárquica de Daniel Campelo. Desde essa data até hoje, as intervenções mais significativas realizadas na zona urbana de Ponte de Lima, tiveram a ver com este projecto, idealizado e totalmente implementado pelo Arquitecto Caldeira Cabral e sua equipa.
Gostaria de sublinhar que nada tenho contra as intervenções até agora realizadas. Tenho sobretudo uma postura crítica relativamente à falta de obra na zona mais sensível e mais degradada de toda a área de intervenção do projecto, o areal - ou o que assim é chamado, fronteiro à vila de Ponte de Lima.
Por outro lado, não tem sido agradável constatar que o projecto inicialmente aprovado não tem sido cumprido, ou está a ser desvirtuado, sem que para tal tenha existido qualquer debate ou explicação: o festival de Jardins não fazia parte do projecto inicial, mas é uma investimento positivo, o parque radical estava lá consignado, mas nunca foi avante e agora preconiza-se a sua construção numa zona diferente da original (veremos se alguma vez será construído...), a feira do gado e a Expolima foi um coelho tirado da cartola, pois nunca foi proposta para o Projecto de Valorização das Margens do Rio Lima (e que não fica bem naquele local, lá isso não fica...).
Lemos agora que é intenção do Município "unir" o Festival de Jardins ao Parque do Arnado, criando um "mega" espaço ajardinado integrando também "micro-pavilhões" pedagógicos. A ideia não foi entusiásticamente recebida na reunião do executivo mas, para o caso, o que interessa dizer é que, mais uma vez, o projecto inicial é desvirtuado. Mudam-se os tempos, mudam-se as ideias e, quando tanto se fala na necessidade de encontrar espaços para as merendas e para autocarros excursionistas, nunca será demais lembrar que, para o local dos "micro- pavilhões" estava previsto um parque de merendas e estacionamento para autocarros...