quinta-feira, maio 17, 2007

O novo dispositivo de combate a incêndios

Foi apresentado no dia 5 de Maio, em Viana do Castelo, o novo dispositivo de combate a incêndios florestais para o distrito.
As novidades mais marcantes prendem-se com a instalação em Ponte de Lima de um batalhão especializado em combate a incêndios na GNR, com cerca de 30 efectivos e da possibilidade de constituição de equipas profissionais, com 5 elementos em todos os concelhos, com excepção de Viana do Castelo, por já contarem com os profissionais dos Municipais. Esta última medida tem um alcance que vai muito além dos incêndios florestais sazonais, já que permite aos bombeiros contar com um dispositivo profissional permanente. Estas, podemos assim afirmá-lo, são as boas novas trazidas pelo Ministro António Costa que, no dia em que arrancou a fase Bravo, abandonou o executivo para se tornar candidato à Câmara de Lisboa.
No campo das más notícias, fica o registo da alocação ao distrito de um único helicópetro, embora pesado, quando um único meio aéreo se mostrou claramente insuficiente nos anos anteriores. Sabe-se agora que este aparelho, um dos adquiridos pelo Governo, só estará disponível, na melhor das hipóteses, durante o mês de Julho.
Deus queira que chova...