quarta-feira, novembro 08, 2006

Finalmente o Albergue de Peregrinos...

O Caminho português de Santiago atravessa o coração de Ponte de Lima e, desde a sua reabilitação, que é sentida a falta de um albergue na nossa vila. Os peregrinos, invariavelmente, eram encaminhados para os Bombeiros Voluntários (onde pernoitavam em condições bastante deficientes, sobretudo no Verão) ou para a Pousada de Juventude, esta já bastante afastada do caminho.
Esta lacuna parece estar em vias de ser ultrapassada com as anunciadas obras de reabilitação da Casa do Arnado para aqueles fins, o que constitui uma excelente notícia e o reforço da centralidade de Ponte de Lima no caminho, desta forma capaz de responder às muitas solicitações que aquele roteiro religioso e cultural tem trazido, ainda por cima com um edifício situado em pleno centro histórico e estratégicamente colocado junto à rota dos peregrinos.
É necessário agora pensar num modelo de gestão do albergue, tradicionalmente gratuítos e funcionando à base de voluntariado. No entanto, na Galiza, este modelo está a cair em desuso e já está em vias de entrar em funcionamento um modelo alternativo em que é exigido um pagamento simbólico, capaz de suportar as despesas de funionamento do espaço.