quarta-feira, outubro 18, 2006

Pontos nos iiiiiiiiiii

Nunca foi publicado um "Estatuto Editorial" do "Parar para Pensar". Talvez fosse devido na altura certa. Nunca é tarde, sempre que a boa fé subsista.
Pois aqui vai...
Não vale a pena estar aqui com retóricas ou metáforas. Este é um weblog político, sim senhor! Porque fazer política é intervir, dar o seu contributo para a vida da "polis", da urbe. E esse é um direito das sociedades democráticas que, infelizmente, só é exercido por alguns.
A opinião é livre, como livre é o contraditório.
Mas é necessário conhecer alguns considerandos antes de entender o posicionamento daqueles que emitem opinião sobre a sua localidade, o país ou o mundo. É fundamental saber quem representam, ou se se representam apenas a si próprios.
O autor deste weblog representa-se a si próprio e as opiniões que veícula são apenas e só suas. Por isso possui uma amplitude de pontos de vista e uma margem de expressão mais largas do que aqueles que estão vinculados a estruturas políticas e que sabem quais são os limites ou as consequências da sua opinião. O autor do "Parar para Pensar" não calcula as consequências do que escreve, emite a sua opinião, sem usar a matemática dos votos que pode perder ou ganhar, a quem vai agradar ou molestar. É um exercício totalmente livre e descomprometido!
Como também respeita todas as opiniões que sobre os seus escritos possam ser registadas. É por isso que o sistema de comentários está activo e nele todos, sem excepção, podem opinar.
E respeita todos os pontos de vista, limitando-se a assumir as suas discordâncias. Sem qualquer tipo de insulto ou exercício de superioridade intelectual. Aqui admite-se o erro e abomina-se a infalibilidade!
Para finalizar, admira e sauda todos aqueles que, nesta terra, em pleno século XX têm coragem para emitir opinião porque, parecendo simples, esse exercício encerra sempre um mar de constrangimentos.