quinta-feira, outubro 19, 2006

Não foi bonito, não senhor!

Este época do ano vai cada vez assemelhando-se mais à "silly season" estival. Parece que nada há mais para dizer ou fazer do que comentar o orçamento de Estado ou, na política local, os investimentos previstos para 2007 no PIDDAC. Já todos sabemos como é: os partidos da oposição "desancam" fortemente nas verbas a investir no distrito e os responsáveis do partido que suporta o Governo, defendem-se como podem, procurando justificar a magreza das verbas e o ostracismo a que, sistematicamente é votado o Alto Minho.
Não há remédio. Em tempos de crise ou de "vacas gordas", Viana do Castelo é sempre atirado para a cauda dos investimentos do Estado, apesar de ser um distrito deprimido, com cada vez mais problemas.
Este é um problema de falta de peso e influência política que não parece ter solução à vista. Falamos muito, às vezes até demais, mas valemos muito pouco.

As promessas que ouvimos nos últimos meses foram de mais investimentos, a realidade é de investimentos menores; em 2005 as SCUT nunca seriam tarifadas para promover o desenvolvimento das regiões mais desfavorecidas. Em 2006 taxa-se a SCUT Viana-Porto, porque o Porto atingiu os patamares de riqueza definidos pelo Governo para taxar aquelas vias. Mas que tem Viana do Castelo a ver com isso. Com a riqueza dos outros podemos nós bem, o problema é a nossa crónica pobreza!

Convenhamos que não é bonito mentir, sobretudo mentir aos mais necessitados...