sábado, outubro 14, 2006

O Fomento da leitura

No ano-lectivo em que entra em vigor nas escolas nacionais o Plano Nacional de Leitura, que visa genericamente elevar os níveis de leitura e de literacia dos portugueses, após um Verão sempre trepidante de actividades de rua, que retira o cidadão de espaços fechados mais frequentados no Inverno e inspirados em iniciativas de outros Municípios, deixamos a seguinte sugestão.
Ler no Verão tem outro encanto…
Mais disponibilidade, maior propensão, relaxamento, motivação para o enriquecimento, são algumas das razões pelas quais o Verão apela mais à leitura, entre outras coisas, como é evidente.
São os mais recentes títulos da ficção nacional ou estrangeira, os clássicos, ensaios, os livros de autores limianos mais recentes ou do passado, os ensaios, jornais e revistas. Tudo se lê mais no Verão.
Promover a leitura, mas sobretudo umas férias mais ricas pode ser uma boa e apreciada iniciativa.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima é modelar no seu funcionamento, na articulação com a comunidade, mas não pode cristalizar. A animação da leitura na biblioteca e nas escolas, a animação da leitura nos espaços públicos, a apresentação de novos livros, o encontro com autores, a divulgação alargada e intensiva do livro limiano, a animação e fomento das bibliotecas escolares e das Juntas de Freguesia são algumas, entre as muitas iniciativas que podem ser levadas a cabo.
Mas, no Verão, no meio de tantas iniciativas, festivais, feiras, festas e romarias, a instalação de espaços públicos de leitura seria uma autêntica pedrada no charco, uma luz intensa e diferente no meio do clarão das noites quentes de estio.
Pequenos quiosques com livros, jornais e revistas à disposição de todos podem ser instalados em locais tão diversos como a Piscina Municipal e Festival de Jardins, Parque e Jardins do Arnado, Avenida dos Plátanos e Largo de Camões, onde aquele fim de tarde é, pura e simplesmente, irresistível.