quarta-feira, novembro 18, 2009


Impacte Ambiental do TGV

Encontra-se em, período de conculta pública o projecto do TGV, que atravessa o concelho de Ponte de Lima. Até ao dia 13 de Janeiro, os documentos podem ser consultados na Divisão de Estudos e Planeamento do Município de Ponte de Lima Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e Agência Portuguesa do Ambiente.
O resumo não técnico pode ser consultado aqui e as cartas aqui.
Este é o momento para os limianos se pronunciarem sobre esta obra que, inevitavelmente, terá um forte impacto no concelho.
Gostaríamos também de abrir aqui um debate sobre esta obra pública. Apelamos, por isso, à participação dos leitores, de forma a podermos tornar mais clara a posição dos limianos relativamente às virtudes e inconvenientes do TGV e da sua passagem pelo concelho de Ponte de Lima.
Por outro lado, tendo em conta a proposta, em alternativa, de dois corredores para o concelho, solicitamos que se pronunciem sobre as vantagens e inconvenientes de cada um deles.
O resultado deste debate estará disponível em permanência na coluna da direita.

A opinião de Manuel Pires Trigo - TRIGALFA

Opinião de Filipe Viana, Vereador do PSD, na reunião do executivo de 16/11/2009:
Quanto ao TGV: Não, pela não pertinência do projecto de alta velocidade para Ponte de Lima. Os seus benefícios, os elevados custos e os impactes altamente negativos sobre o património construído e as áreas naturais merecem um amplo debate. Encontra-se em Discussão Pública até 13 de Janeiro de 2010 (Estudo de Impacte Ambiental)

A opinião de André Rocha em Arquitectura e Ponte de Lima

TGV em Portugal, trabalho publicado no JN

Doosier do jornal "Público"

O TGV e a Ribeira

Alta Velocidade adiada

Opiniões