terça-feira, julho 08, 2008

Lembram-se do comboio?
O início dos anos noventa marcou uma grande polémica em Ponte de Lima. Um projecto imobiliário previa a construção em linha de edifícios para comércio e habitação, que preenchiam todo o espaço entra a ponte N. Sra. da Guia e o Museu dos Terceiros. Um levantamento popular e, sobretudo, político evitou que aquele projecto fosse concluído. Era Fernando Calheiros presidente da autarquia e Daniel Campelo vereador (o único que votou contra o projecto) quando a obra avançou. Era Daniel Campelo presidente quando foi possível abandonar o que restava do projecto a troco de um aumento dos índices de construção, no loteamento que hoje se situa junto ao hipermercado Modelo. Com esta solução foi possível libertar os terrenos necessários para a construção do Parque da Guia.

Esta é a história que, segundo parece, ainda não terminou. Fiquei surpreso quando verifiquei que, afinal, ainda não estavam concluídas as construções na zona da Guia. Sempre pensei que, onde deveria ser construído o resto do apelidado "combóio" nenhuma outra construção surgiria, mesmo sabendo que existia um edifício onde em tempos funcionou um restaurante..

Agora tudo se confirma. Está a ser construído um Hotel (Os hóteis são bem vindos a esta terra, onde são necessários e geram mais valias), com uma área de implantação bem superior à do edíficio que existia primitivamente no local. Hoje pouca gente acreditaria que seria possível construir fosse o que fosse no Parque da Guia. Infelizmente aconteceu, pela mão de Daniel Campelo...