terça-feira, abril 22, 2008

A regionalização também passa por aqui...

Rui Rio, Presidente da Câmara do Porto, lembrou esta semana que o atraso estrutural e a perda de influência do Norte estão directamente relacionadas com o falhanço da regionalização. O Expresso de 12 de Abril anunciava em manchete que "Lisboa é a região da UE com mais auto-estradas", consequência bem visivel do centralismo cego e pouco esclarecido que coloca Lisboa no centro do Mundo e o resto de Portugal na periferia planetária.
No jornal "Alto Minho" de 17 de Abril, Franclim Sousa, Vereador da Educação, Desporto e Cultura do Município de Ponte de Lima, referiu que "após o não à regionalização, para o qual contribuiram todos aqueles que hoje a reclamam, entretiveram-nos com as comunidades urbanas e as associações de municípios", para concluir que "em Portugal se anda a fugir dela com vontade de a abraçar".
Nada melhor do que sentir na pele os malefícios do centralismo, para abraçar a causa da regionalização. Nós por cá, também já abraçamos a causa. Só somos lembrados em períodos de campanha eleitoral ou no âmbito de um Orçamento do Queijo. Depois todas as promessas são esquecidas e o distrito não passa de um pequeno número...
É público e notório que Daniel Campelo também é um adepto confesso da regionalização. Aproximar os centros de decisão do cidadão pode trazer grandes benefícios.
Porque não começar a dar o exemplo, transferindo mais competências e meios para as freguesias?