quinta-feira, abril 17, 2008



O bom hábito de vencer...

Já se torna um hábito. Um bom hábito. As vitórias e excelentes resultados do Clube Náutico de Ponte de Lima alegram-nos e colocam o nosso ego no ponto mais alto. O esforço desta gente é impressionante e honram de sobremaneira o concelho de Ponte de Lima. Só com prata da casa...

Realizou-se no passado fim-de-semana, dias 12 e 13 de Abril, a I Taça de Portugal de Regatas em Linha, a primeira grande competição de pista da época, serviu também de controlo nacional de apuramento para a selecção nacional. Na pista artificial de Montemor-o-Velho, foram cerca de 500 os atletas presentes, divididos pelos vários escalões etários, competindo nas duas distâncias Olímpicas, 1000m e 500m. As várias finais proporcionam momentos empolgantes de canoagem de bom nível, ainda que as condições climatéricas não tenham sido favoráveis, foram vários os atletas a apresentar um excelente nível competitivo, a destacar a brilhante prestação do atleta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, campeão da Europa de juniores, recém-chegado aos seniores, não deixou de marcar forte presença, sendo segundo nas duas distâncias, nos 1000m ficou a escassos 1.1 segundos de Emanuel Silva, atleta Olímpico em Atenas 2004 e nos 500m ficou a 65 centésimos de segundo do primeiro lugar, tendo vencido no somatório das duas provas. Outro dos destaques da jornada vai para o também limiano Nuno Barros vencedor nas duas distâncias em C1 sénior, deixando a concorrência directa á distância. O bom momento de forma dos atletas limianos traduziu-se numa folgada vitória colectiva, totalizando 975 pts, pontuação superior á obtida na passada época no somatório das duas etapas, aquando da vitória do Clube Náutico de Ponte de Lima nesta competição. As equipas que completaram o pódio foram em segundo lugar o Clube Náutico de Prado com 560pts e em terceiro ficou o Liga-Dura com 433pts. Este resultado do Náutico limiano, fica a dever-se a uma forte presença em todos os escalões, sendo que vários foram os atletas limianos a atingir as finais A dos seus escalões.
Além dos atletas já referidos, houve outros limianos em destaque, Ana Pimenta venceu com larga margem em 1000m e 500m, na categoria de K1 infantil feminino.
Diogo Lacerda, recentemente seleccionado para a selecção nacional de maratona, foi outro limiano em destaque, alcançando o segundo lugar no somatório das duas distâncias, em K1 Júnior.
Joana Sousa, foi terceira nas duas distâncias, esta atleta limiana, apesar de ainda jovem, já é uma habitual presença na selecção nacional de juniores.