sexta-feira, setembro 29, 2006

Um modelo exemplar de intervenção social

A complexidade do quotidiano é cada vez maior. As dificuldades colocadas às famílias são enormes, o voluntariado é cada vez menor, pois o tempo escasseia. O individualismo tem campo e condições de desenvolvimento como nunca teve.
As ideias podem ser simples, embora a complexidade da sua activação possa ser grande. Em Valongo, a “Agência para a vida local” disponibiliza aos seus munícipes vários serviços.
Deles destacamos o “Espaço Infantil Imediato” onde pais, avós e encarregados de educação podem deixar os seus filhos, netos ou educandos ao cuidado de técnicos especializados durante um máximo de 5 horas semanais. O pagamento do serviço é feito em tempo, gerido pelo “Banco do Tempo” onde o tempo utilizado para a guarda das crianças deve ser dado para outros projectos de voluntariado. Neste peculiar banco, qualquer habitante do concelho pode oferecer o seu tempo, recebendo outros serviços como pagamento.
A comunidade fica enriquecida pelo que recebe e pelo que dá. Um utilíssimo serviço prestado é o da informação, onde tudo pode ser perguntado. Outra “moeda” utilizada na AVL é a formação para jovens e seniores no campo das novas tecnologias.

Aqui dar e receber é, com toda a certeza, um prazer!