sexta-feira, setembro 22, 2006

Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima celebram 119º Aniversário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima celebram no dia 24 de Setembro o seu 119º aniversário, momento para recordar e exaltar os importantes serviços que a instituição tem prestado ao concelho.
O Programa inicia-se às 9h30 com o hastear das bandeiras no quartel da associação, seguindo-se uma Missa Solene na Igreja Matriz, celebrada pelo Capelão da corporação. No final, no Largo da Matriz, proceder-se-á à bênção de duas novas viaturas, que vêm enriquecer o seu parque automóvel e colmatar as lacunas existentes: um veículo pesado de combate a incêndios, equipado com todos os meios para sinistros de cariz urbano, que se destina a substituir um veículo que já tem mais de 25 anos de serviço; uma ambulância de transporte de doentes, incluindo automatismo para cadeiras de rodas.
Finda a bênção das viaturas, ocorrerá o tradicional desfile de viaturas por algumas das principais zonas da vila e seus arredores.
O programa encerrará à tarde, com uma romagem aos cemitérios, para homenagear e recordar os bombeiros e dirigentes já falecidos.
Nestes momentos, os Bombeiros de Ponte de Lima, além do dispositivo humano e material instalado no seu quartel/sede, têm também em funcionamento uma secção na freguesia de Freixo. É talvez a maior corporação de bombeiros do Alto Minho, tanto em meios como no serviço que é, diariamente, chamada a efectuar. Por isso, apesar das dificuldades financeiras que continua a atravessar continua a ter um papel essencial na cena limiana e merece o carinho de todas as pessoas, empresários, instituições públicas e privadas na prossecução dos seus objectivos, designadamente a reorganização administrativa e financeira que está a operar, o reequipamento, sobretudo ao nível do material de protecção individual dos, aquisição de uma nova viatura pesada de combate a incêndios florestais (as actuais têm mais de 20 anos de serviço e desgaste intenso) e novas ambulâncias para concluir o processo de reequipamento iniciado há quatro anos.