sábado, dezembro 27, 2003

Intervenção efectuada na Assembleia Municipal de Setembro de 2003. Para que conste...

MUDANÇA DE PARADÍGMA

Os dias correm melancolicamente em Ponte de Lima, vila sempre bela e aprazível mas, essa melancolia tem um efeito anestésico sobre os próprios limianos, que começam a ter dificuldade em reflectirem sobre si próprios, sobre a sua vila e concelho, sobre o que de bom temos e foi feito, mas também, o que não foi feito e o que falhou no projecto para Ponte de Lima actualmente em vigor e que já foi iniciado há largos anos.
Espero, neste curto espaço que me é concedido, dar um pequeno contributo para essa reflexão, uma reflexão pragmática e objectiva, não influenciada pelo bucolismo que tanto inebriou os nossos poetas.
Ponte de Lima mudou muito nos últimos vinte anos. Mesmo muito, atrevo-me a dizer. Quase sempre para melhor e ainda bem que assim foi já que os meios de que dispuseram os nossos responsáveis políticos foram muitos, tantos que nunca mais chegarão a ser tantos como aqueles que já foram até hoje gastos. A oportunidade criada pela adesão à União Europeia e pelos fundos comunitários que chegaram entretanto a Portugal, não se repetirá após 2006. É precisamente por isso que, a pouco mais de dois anos do encerramento do III Quadro Comunitário de Apoio (2001/2006), quando as verbas disponibilizadas já estão gastas ou afectas a projectos concretos, que me proponho fazer uma análise ao passado, projectando o futuro.

(Continua)