quarta-feira, dezembro 03, 2003

Finalmente, a água e o saneamento
Depois de muita discussão e reivindicação, muitos anos após o momento em que o dever, a responsabilidade política, a necessidade da população assim o determinavam, eis que a Câmara Municipal de Ponte de Lima decide avançar, em força, para as obras de abastecimento de ágfua e saneamento no concelho. Finalmente, tarde, muito tarde, a luz desceu sobre os Paços do concelho. E não foi a Empresa de Águas do Minho e Lima que avançou, como sempre defendeu o Presidente do Município. Foi a Câmara Municipal, como sempre reclamou a oposição. O autismo penalizou os limianos durante muitos anos e é apenas no limite, balizado em 2006 pelo final do Quadro Comunitário de Apoio, que as populações vão ter aquilo que necessitam e merecem há já largos anos.
Mais vale tarde do que nunca.
Não é dos nossos tempos existirem zonas habitacionais em plena zona urbana sem saneamento básico; não é dos nossos tempos existirem ainda muitos limianos sem abastecimento de água da rede pública, com todas as implicações que daí advêem; não é dos nossos tempos núcleos habitacionais de forte intensidade ainda serem servidos por fossas, muitas vezes perigosamente perto de poços ou furos; não é do nosso tempo uma política municipal que começa a construir o edifício pelo telhado, ignorando os alicerces, a base que incide sobre o conforto e a qualidade de vida das populações.

João Marcos homenageado
O poeta João Marcos foi homenageado pela Câmara Municipal na passagem do seu 90º aniversário. Um gesto bonito e louvável, o reconhecimento de uma vida dedicada às letras, numa terra que é berço de grandes poetas e Homens de letras. É tão bom reconhecer como estar do lado dessas Mulheres e Homens durante toda a sua vida e carreira.