segunda-feira, setembro 29, 2008

Moura entalado!

A nova associação de municípios, que pretende agregar todos os municípios do Alto Minho, deliberou instalar a sua sede em Viana do Castelo, o único concelho que recusou aderir à associação, em sinal de protesto com a nova legislação que as enquadra.
Com esta medida, os municípios do Alto Minho colocaram numa delicadíssima posição Defensor Moura, líder da sede do distrito, que vai ter dentro de portas a sede da associação que caprichosamente continua a recusar integrar.

Com esta decisão, Ponte de Lima perde a sede da associação de municípios, passando a albergar apenas uma delegação, tal como Valença, anterior sede da associação de municípios do Vale do Minho. Sendo esta uma decisão política e com o claro objectivo de pressionar ainda mais Defensor Moura, não podemos deixar de registar a efectiva perdida da sede deste importante organismo regional, mesmo que na Villa Moraes continuem a maioria dos serviços (recordamos que aquele edifício foi arrendado à Santa Casa da Misericórdia e objecto de profunda remodelação para albergar a sede da Valima - nome da associação de municípios à época).

Entretanto foi já a provada pelo Município Vianense a questão a colocar aos vianenses, assunto que marcará a pré-campanha autárquica para o concelho sede de distrito.