quinta-feira, setembro 04, 2008

Os eventos, o centro da vila e a Expolima

Terminou este fim-de-semana o "Street Basket", organizado pela secção de basquetebol da Associação Desportiva "Os Limianos", torneio que se desenrolou no Largo da Camões, bem no coração de Ponte de Lima.
O sucesso desta actividade advém do facto de ser um torneio aberto, que visa promover uma modalidade e um clube. Mas a adesão muito elevada do público tem a ver com outro factor, que não deve ser menosprezado: a localização do evento. Um evento como este, ou mesmo de uma tipologia diferente, realizado, por exemplo, na habitual Expolima, não teria o mesmo impacto nem atingiria os seus objectivos.
Quero com isto dizer que, sem beliscar os atributos e importância da Expolima para um determinado tipo de eventos, não pode ser menosprezada a animação no centro da vila, muito mais eficaz nos seus objectivos e capaz de trazer ao coração de Ponte de Lima aquela gente que por lá não passaria caso os eventos se realizassem na Expolima. O equilíbrio e a adequação devem ser os factores centrais e ter em conta na decisão da localização de eventos, que podem e devem voltar a eleger o centro da vila como local de realização.