segunda-feira, junho 02, 2008


A revolução continua...

No passado dia 7 de Maio foram assinados protocolos para construção de 126 novos centros escolares para o 1º Ciclo na zona Norte. Desses 126, quatro serão edificados em Ponte de Lima, designadamente Fornelos, Refoios, Freixo e Facha, , num investimento total de mais de 8 milhões e 700 mil euros. Com a conclusão destes centros educativos, estarão oito em funcionamento no concelho, juntando-se a Ribeira, Feitosa, Correlhã e Vitorino de Piães. Brevemente serão lançados os de S. Martinho da Gandra e Arcozelo, estando em preparação a construção de dois mais: na sede do concelho e na zona do Vale de Estorãos.

A novidade, conhecida através de notícia inserida no Alto Minho de 8 de Maio é a construção de um centro educativo na sede do concelho, que assim encerrará aquilo que podemos apelidar de "revolução" no 1º ciclo no concelho de Ponte de Lima. De facto, o encerramento de escolas com reduzido número de alunos e sem condições para o ensino, a concentração de alunos em centros escolares modernos e capazes de darem resposta às necessidades actuais dos alunos, é a bsae de uma revolução silenciosa, capaz de ajudar a catapultar o concelho para níveis europeus de literacia.

O financiamento destas importantes infraestruturas é fundamental, para que seja possível levar este plano até final.

PS. Entretanto sabemos que o autarca de Gondufe não pretende o encerramento da escola da sua freguesia no próximo ano-lectivo, cujas crianças passarão a frequentar o Escola de Gandra, até à conclusão do respectivo Centro Escolar. Todos conhecemos a história de Gemieira, cujas vozes tanto se ouviram quando do encerramento da escola. Hoje a opinião daqueles que protestaram mudou. Parece que o exemplo não vingou para os lados de Gondufe e que o filme tende a repetir-se. Sempre sem serem lembradas as crianças...