segunda-feira, junho 16, 2008

PSD preocupado com desemprego



O PSD de Ponte de Lima emitiu o seguinte comunicado:

"O PSD de Ponte de Lima manifesta publicamente a sua preocupação pela inércia e falta de políticas da Câmara Municipal para combater a elevada taxa de desemprego existente em Ponte de Lima, responsável pela saída de muitos limianos para fora do concelho e ainda para fora do país, principalmente para Espanha, com os riscos que isto acarreta, tendo em conta os acidentes que se têm verificado nos últimos tempos nas longas e cansativas viagens que os trabalhadores fazem ao fim de um dia de trabalho, conduzindo várias horas para chegarem às suas casas em Portugal.
O grande investimento realizado na melhoria das infra-estruturas viárias que hoje servem o nosso concelho e lhe conferem óptimas condições de comunicação com todo o país e a vizinha Espanha, não foi devidamente aproveitado pelo município para desenvolver a economia local e fomentar a implementação de pólos industriais competitivos e capazes de gerar emprego.
O PSD lamenta o estado fragilizado em que se encontram os parques industriais existentes em Ponte de Lima, que na maior parte dos casos estão vazios ou com empresas em dificuldades de subsistência. O PSD considera que esta situação é o reflexo do desleixo e da falta de vontade da Câmara Municipal de Ponte de Lima em elaborar e implementar um plano de desenvolvimento económico e de promoção de emprego capaz de combater a crise que afecta seriamente o concelho.
O PSD considera um erro estratégico e de consequências muitas negativas para o concelho, a afirmação pública do Presidente da Câmara de que o sarrabulho valia por 4 IKEA, quando Sócrates e Pinho decidiram que ia para Paços de Ferreira.
No mesmo dia, em que era inaugurado em Ponte de Lima o Festival Internacional de Jardins, em Paços de Ferreira era inaugurado o IKEA, empresa líder no seu sector, que vai criar 550 postos de trabalho directos, e que a Câmara Municipal não conseguiu fixar no concelho.
O PSD lamenta que Ponte de Lima continue a perder terreno relativamente a outros concelhos do distrito na captação de indústria e na dinamização empresarial, como é o bom exemplo de Arcos de Valdevez.
Tem-se apostado na obra pela obra, a obra para eleitor ver, a obra em função do calendário eleitoral, e não se tem apostado em função de uma estratégia e de um rumo definido.
O PSD entende ser fundamental a criação de um Gabinete de Apoio ao Investidor ambicioso e de incentivos à fixação de projectos empresariais de investigação de tecnologias de inovação, aproveitando os apoios dos programas Finicia, incentivos do QREN, PRODER e MODCOM, entre outros. Ainda no âmbito da economia urge criar uma plataforma de emprego que terá de contar forçosamente com a participação das escolas, dos centros de formação, dos empresários e das associações".



As políticas económicas não são da competência dos Municípios. Taxas de desemprego elevadas podem não ser consequência directa de uma política municipal desajustada.

No entanto, hoje os Municípios têm competências alargadas e multifacetadas no campo da dinamização económica e podem ser motores de grandes investimentos.

Neste particular, parece evidente que o Município de Ponte de Lima falhou!