quinta-feira, dezembro 27, 2007


A crise no comércio limiano

A Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima voltou a pronunciar-se sobre a crise que afecta o comércio limiano. Fê-lo num comunicado, que pode ser lido aqui, onde foi historiado o processo de análise e reflexão sobre esta questão. No final eram divulgadas as seguintes conclusões:

1. Infelizmente, até esta data da Associação Empresarial nem uma palavra sobre a situação actual do comércio em Ponte de Lima, do Município indiferença e uma tentativa empenhada de desvalorizar e descredibilizar o trabalho realizado, da Assembleia Municipal, sobretudo da maioria que nela tem assento, o perigoso “olhar para o lado” fingindo que não vê um problema gravíssimo que afecta o comércio em geral e o limiano em particular.


2. Existe uma consciência clarividente que este não é um problema exclusivo de Ponte de Lima. Mas esse não é um motivo para a dolorosa indiferença do poder político local. A atitude do Presidente da Confederação do Comércio de Portugal, ao procurar o líder da CGTP para se associar à greve geral de 30 de Novembro passado, é um sinal de alarme gigantesco relativamente aos problemas do comércio e dos pequenos empresários, com milhares de famílias atiradas para o desemprego for falência dos seus negócios. Estamos numa nova era, a era dos grandes grupos económicos que se instalam em cada canto e esquina, com uma regulação quase imperceptível deixando sem protecção daqueles que foram eleitos para o fazerem, os pequenos comerciantes.

O que é certo é que, após o trabalho realizado pela Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima, muito se tem falado desta problemática, que assumiu um estatuto importante na actualidade local.