quarta-feira, maio 24, 2006

A APPACDM E PONTE DE LIMA

O Ministro Vieira da Silva inaugurou as novas instalações da APPACDM em Ponte de Lima, no antigo matadouro (depois Centro de Arte e Cultura), onde reconheceu que o distrito de Viana é, no país, aquele onde se registam mais casos de cidadãos portadores de dficiência.
O facto mais saliente deste evento talvez não seja a inauguração do novo centro, mas sim a lenta agonia de um projecto que morre sem sair do papel - se é que chegou a lá estar.
Passo a concretizar. Ponte de Lima é, no contexto do distrito de Viana, o concelho com maior número de pessoas portadoras de deficiência, com problemas de diversos tipos e graus; A APPACDM é a mais antiga instituição a trabalhar nesta área, e que detém no distrito uma situação próxima do monopólio; No início da década de 90 foi lançada a ideia de construir um centro para cidadãos portadores de deficiência em Ponte de Lima, sob os auspícios da APPACDM, para o qual a Câmara Municipal cedeu imediatamente terrenos (junto às piscinas municipais). Mais de quinze anos depois, o centro nunca saiu do papel, a APPACDM nunca se mostrou efectivamente interessada em avançar com o projecto, o terreno continua vago e os cidadãos de Ponte de Lima que necessitam da APPACDM, continuam a saltar de espaço para espaço, sem condições para aqueles que têm problemas de acessibilidade. Agora está a Delegação de Ponte de Lima instalada no ex matadouro, ex Centro de Arte e Cultura, numa solução que serve mais a ocupação de um edifício que nunca serviu verdadeiramente para nada, do que os cidadãos portadores de deficiência de Ponte de Lima que, na sua esmagadora maioria não são por ele servidos, continuando a dirigir-se todos os dias para Viana do Castelo (onde os investimentos previstos são mjuito avultados), ou ficando em suas casas, sem horizontes nem perspectivas de futuro.
A solução encontrada não é uma verdadeira solução. É o enterrar de um projecto, de um futuro e de uma ideia para os cidadãos portadores de deficiência de Ponte de Lima.
A única esperança reside agora numa outra instituição que não a APPACDM...