sábado, outubro 11, 2003

Tempo cinzento, convite à melancolia...

O dia acordou cinzento. A tarde começou chuvosa. É o Outono no seu explendor. Depois de belos dias de sol, a chuva e a melancolia, uma melancolia que faz parar Ponte de Lima, que paralisa mesmo aqueles que devem estar mais despertos para a realidade.
As piscinas municipais entraram em obras precisamente no início do ano-lectivo e no arranque das diferentes classes de natação que lá laboram. Estranha coincidência, deficente planificação ou avaliação das consequências de tão simples medida. As piscinas estiveram encerradas em Setembro e laboraram muito abaixo do "meio-gás" em Agosto. Tanto tempo para se efectuarem as obras que estão a ser realizadas em período em que as piscinas deveriam estar já em pleno funcionamento.
Decisões tomadas em tempo de melancolia em terra de brandos costumes, onde tudo é possível...

Onde está a ludoteca?

Na Avenida António Feijó situa-se um edifício emblemático para Ponte de Lima. A antiga Escola Primária, onde iniciei os meus estudos foi recuperada com o objectivo de albergar uma ludoteca. A recuperação foi apoiada por um programa do Ministério da Educação, que visava a recuperação de edifícios escolares antigos, com característica peculiares, permitindo a recuperação de um património que permita fazer a história do ensino em Portugal. O que é certo é que, depois da obras terminadas, nada faz prever ou indiciar que o local venha mesmo a funcionar como ludoteca. Terá sido abandonado o projecto? Estará a ser reavaliado? Novas funções estão para aquele edifício previstas? Nada sabemos. O que sabemos é que nas instalações funciona já uma instituição que nada tem a ver com actividades lúdicas, nem com crianças...