segunda-feira, setembro 22, 2003

NADA A PERDER COM O PACTO

O Pacto Para o Desenvolvimento do Minho é um movimento irreversível, lançado pela Universidade do Minho, dinamizado pelo seu Reitor, mas ao qual já aderiram a AIM - Associação Industrial do Minho, União dos Sindicatos de Braga e Viana, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, as autarquias do distrito de Braga e pelo menos a de Monção, no distrito de Viana. Apesar de um arranque pouco conseguido, em que o núcleo duro do Pacto estava totalmente centrado no distrito de Braga, os passos que se seguiram permitiram verificar que este é um projecto para todos e que a todos beneficiará, estando reunidas as condições necessárias para o seu sucesso. Para o Minho, esta é uma oportunidade sem precedentes, para ter um espaço geográfico, de características homogéneas, forte e de dimensão razoável, unido em torno de um só objectivo: a correcção de assimetrias, o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das suas populações, com base num projecto centrado nas tecnologias e na inovação. Os parceiros deste movimento são a garantia do sucesso do Pacto, quanto a nós histórico, porque os conseguiu unir em torno de um objectivo comum, colocando lado a lado os maiores potenciais do Minho, depois de largos anos de diferenças e a trilharem caminhos desencontrados, sempre com prejuízo para o Alto Minho, que manteve sistematicamente índices de desenvolvimento inferiores aos do distrito de Braga.
Quem não entender a obvia perspectiva estruturante do Pacto e o que ele pode significar para o futuro, estará a enjeitar uma oportunidade histórica de encontrar o rumo do progresso e, sobretudo, ter uma visão estratégica, muito para além do curto e médio prazos, horizontes em que se tem trabalhado até hoje. E, mesmo que desconfianças existam, depois de olhar para o passado e para o seu estado actual, o que tem o Alto Minho a perder com a adesão ao Pacto? Talvez só mesmo um pouco de protagonismo e presença na liderança. O primeiro repartido com muitos mais parceiros; a segunda partilhada com outros ou transferida para as estruturas de investigação.
Por isso, não se compreende a postura da Valima, ou dos líderes dos municípios que a integram, renitentes na abertura de portas e na cooperação com outros parceiros e em novos projectos. O futuro constrói-se com base nas parcerias e, como nos tempos mais distantes, com a colaboração e ajuda dos vizinhos. Sozinhos estaremos sempre mais distantes dos nossos eternos referenciais.
Não posso pois concordar com uma comunidade urbana do Vale do Lima, sem corpo, peso e poder reivindicativo. No entanto aceito-a, embora com reservas, com base em dois pressupostos: em primeiro lugar da convicção que este nunca será um processo de regionalização, antes configurando uma associação de municípios com mais recursos financeiros e competências; em segundo lugar, que as portas para entrada de outros parceiros estarão sempre abertas. Já no que diz respeito ao Pacto, embora seja um movimento irreversível, que avançará com aqueles que a ele tiverem aderido, seria um escândalo, uma verdadeira traição para as populações, que venham a existir municípios do Minho que fiquem de fora.