quarta-feira, setembro 24, 2003

BOMBEIROS EM FESTA
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima comemora no próximo dia 28 de Setembro o seu 116º aniversário, mais de um século de dedicação ao próximo e ao concelho de Ponte de Lima, com relevantes serviços prestados. Como é habitual, a corporação convida a população em geral a associar-se às cerimónias constantes do seu programa de comemorações, que decorrerão na sede do concelho. Assim, pelas 9h30 será hasteada a bandeira no quartel da associação, seguindo-se, pelas 10h00 uma missa solena a celebrar na Igreja Matriz. No final da celebração serão benzidas três novas ambulâncias no Largo da Matriz, ao que se seguirá, a partir das 11h00, um simulacro de sinistro que decorrerá junto ao Largo de Camões. às 12h30 terá início o tradicional desfile de viaturas. De tarde, pelas 16h00, terá lugar a romagem aos cemitérios, numa homenagem justa e sentida a todos aqueles que serviram Ponte de Lima e as suas gentes através do seu trabalho nos Bombeiros.
Os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima debatem-se, hoje em dia, com grandes dificuldades no campo financeiro e material. O enorme volume de serviço para que são solicitados, a dimensão do concelho e um parque automóvel com grande desgaste e anos de serviço são problemas com os quais se debatem todos os dias aqueles que trabalham na AHBVPL. Apesar dos problemas nunca foram enjeitados os desafios e a procura da melhoria das condições do serviço prestado na instituição, onde se pode destacar a manutenção de um serviço de enfermagem 24 horas por dia, que vem melhorar a qualidade da assistência a sinistrados e prestar um serviço à população, a criação da secção de Freixo, descentralizando e aumentando a qualidade e eficácia dos serviços, e mais recentemente, a grande campanha de renovação do parque automóvel dos Bombeiros Voluntários, iniciada no ano anterior e que tem continuidade no presente ano com a entrada em funcionamento de três novas ambulâncias.
No entanto, o objectivo de renovação ainda está muito longe de ser atingido e é, no presente, a grande prioridade da direcção e comando da corporação. Por isso, foi lançado um enorme desafio à população do concelho, materializado na campanha AMIGO, através da qual se pretende reequipar e suprir as falhas do parque automóvel dos Bombeiros. A campanha está baseada no contributo daqueles a que chamamos AMIGOS, que poderá assumir diversas formas, quer se tratem de AMIGOS a título individual, AMIGOS empresas ou AMIGOS autarquias. Qualquer um deles consubstanciará o seu apoio em contributos financeiros, pagos em suaves prestações mensais durante um período limitado de tempo. A juntar a estes amigos foi também definida a modalidade GRANDE AMIGO, que a título individual, institucional ou de uma empresa, suportará os encargos da compra de uma ambulância´.
Este é um grande desafio aos limianos, para que estejam disponíveis para apoiar os seus Bombeiros Voluntários, instituição e Homens que dão tudo a troco de nada e que, por isso, merecem o carinho, admiração e colaboração de todos.