domingo, setembro 28, 2003

116 ANOS DE BEM SERVIR
Os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima celebraram hoje mais um aniversário, o 116º. Como é habitual, este foi um dia de festa em Ponte de Lima, com diversas actividades a marcarem a jornada. Logo pela manhã, teve lugar o hastear da bandeira, com a presença da Direcção, corpo activo, fanfarra, diversas individualidades locais e muito público que, normalmente se associa às acções promovidas pelos B. V. de Ponte de Lima. Seguiu-se a missa solene do aniversário, celebrada pelo Padre Dr. José Gomes de Sousa, capelão da corporação. No final da celebração foram benzidas três novas ambulâncias, que vão dar uma grande ajuda no esforço de reequipamento do parque automóvel, um dos grandes problemas com que se debatem os bombeiros limianos actualmente. Estas ambulâncias foram adquiridas no âmbito da mais recente campanha lançada pelos B. V. de Ponte de Lima - A CAMPANHA AMIGO, através da qual pessoas colectivas ou individuais podem ajudar a comprar novas viaturas, integrados num sistema de contribuições leves e espaçadas no tempo. Uma das viaturas foi oferecida pelo Rotary Clube de Ponte de Lima, ennquanto as outras duias foram, respectivamente, ofertadas por um grupo de amigos a título individual e a outra por um grupo de empresários locais.
Os limianos puderam depois assistir a um simulacro de incêndio, no edifício da Valima, onde foi demonstrada a eficácia dos meios humanos e materiais da corporação. A sessão solena decorreu no salão nobre do quartel dos B. V. de Ponte de Lima, durante a qual foram entregues medalhas de assiduidade e de honra a diversos membros do corpo activo, quadro de honra e órgãos sociais, o reconhecimento público do trabalho e dedicação dos soldados da Paz limianos. Usaram depois da palavra o Presidente da Direcção António Amorim, que louvou o empenho e dedicação dos bombeiros e apelou à contribuição do concelho nos grandes projectos da corporação; O Presidente da Câmara Municipal, Eng. Daniel Campelo que saudou todos os bombeiros e realçou a sua importância na promoção da segurança e bem-estar das populações, merecendo por isso o respeito e admiração geral; e por fim o Exmo. Governador Civil do distrito de Viana do Castelo, que manifestou todo o seu carinho à corporação e admiração pelo seu trabalho.
O desfile das viaturasa e elementos do corpo activo e quadro de honra romperam pela tranquilidade da tarde de domingo em Ponte de Lima. O dia de aniversário terminou com uma romagem aos cemitérios locais, uma singela homenagem a todos aqueles que serviram Ponte de Lima através dos Bombeiros Voluntários.

Os Bombeiros são uma instituição respeitada em Ponte de Lima, prestam um largadíssimo serviço às populações, um serviço que se quer de qualidade e eficaz. Nos últimos anos, a actividade dos B. V. de Ponte de Lima mudou radicalmente, com um aumento exponencial do serviço efectuado, tanto ao nível da emergência pré-hospitalar, transporte e transferência de doentes e ataque a incêndios, onde assume especial relevo, o ataque a fogos florestais. Esta mudança, muito rápida, não foi acompanhada da necessária reestruturação dos serviços, equipamento e reequipamento, sobretudo ao nível do parque automóvel. O resultado é um parque envelhecido e, em muitos casos antiquado, facto que pode colocar em causa a qualidade e eficácia dos serviços prestados. Não resta, por isso, outra solução. A responsabilidade da Direcção, rápidamente assumida reside na reformulação do parque automóvel e dos serviços dos bombeiros. Este é um grande desafio que a Direcção enfrentará com firmeza e empenho. Daí o recurso à sociedade limiana, donde emanam direcção e corpo activo e para quem trabalham dia após dia.