domingo, junho 26, 2011

Ruarte foi um sucesso!

A Associação Cultural “Unhas do Diabo”, em colaboração com o Município de Ponte de Lima, organizou a 1ª edição do RUARTE – Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima. O Festival contou com a participação de associações culturais, grupos e companhias de teatro oriundos de diversos pontos do país: Partículas Elementares, de Ovar; Radar 360º Associação Cultural, de Matosinhos; Filandorra – Teatro do Nordeste, de Vila Real; PANMIXIA Associação Cultural, do Porto; Teatro de Formas Animadas, de Vila do Conde; Companhia de Ópera do Castelo, de Lisboa e Associação Cultural “Unhas do Diabo” de Ponte de Lima. Foram vários os locais que serviram de “palco” às diferentes representações, desde a Capela das Pereiras, Largo de Camões, Expolima, Rua Cardeal Saraiva, Teatro Diogo Bernardes e Largo da Picota.
Os objectivos estabelecidos para o evento foram amplamente alcançados, ao valorizar o património artístico e arquitectónico de Ponte de Lima como cenário natural para representações teatrais, ao reforçar a promoção da estratégia seguida pelo grupo de teatro “Unhas do Diabo” de “levar o teatro ao encontro das pessoas”, promovendo a rua como espaço cénico e dramático, bem como a criação de um evento que preenchesse uma lacuna no concelho de Ponte de Lima, dando assim o seu contributo para uma oferta cultural mais diversificada para além de todas aquelas que “a vila mais antiga de Portugal” oferece a todos quantos nos mimam com uma visita.
A organização esteve atenta a esta adesão maciça, tendo feito um cálculo ao longo dos três dias de representações com um total de mais de 1500 espectadores.
A Associação Cultural “Unhas do Diabo” sente que levou a bom porto mais uma iniciativa de cariz cultural que foi do agrado do público Limiano, de todos aqueles que se deslocaram de propósito a Ponte de Lima para assistir aos diversos espectáculos, prevendo-se a realização da 2ª edição.