segunda-feira, setembro 28, 2009

Comentário aos resultados das legislativas

Nacional - O PS perdeu a maioria absoluta e meio milhõ de votos, o PSD não se afirmou como alternativa, dando espaço para o crescimento do CDS/PP à direita e Bloco à esquerda. Adivinham-se tempos difícieis na governação e no PSD...

Distrital - Grande resultado do CDS/PP, com a consolidação do limiano Abel Baptista como deputado. O seu resultado esteve próximo do conseguido por Daniel Campelo em 1999, dando uma "bofetada de luva branca" aos colegas de partido que decidiram apoiar outras candidaturas...
O PS venceu, mantendo a representação parlamentar, o PSD viu adiada a recuperação. Erros grosseiros na elaboração da lista (como é possível que o segundo concelho do distrito não estivesse representado), hiper-valorização de Viana do Castelo, uma distrital a ter que meter a "mão na consciência".

Concelho - Ponte de Lima, como é hábito, votou PSD embora com perda significativa de votos relativamente a 2005, numa transferência quase directa para o CDS/PP de Abel Baptista. Por outro lado, o PS conseguiu fixar grande parte do seu eleitorado das últimas legislativas.
Na vila de Ponte de Lima, onde o PSD venceu, foi sobretudo a mesa 1, do eleitorado mais velho que garantiu a vitória do PSD, enquanto que a mesa 3, do eleitorado jovem, deu a sua confiança ao Partido Socialista.