Uma grande notícia!
Durante largos anos, Ponte de Lima foi um deserto no que diz respeito à acção social escolar no 1º Ciclo do Ensino Básico. Apesar da Lei prever benefícios para apoio a famílias carenciadas, o concelho passou ao lado deste direito dos cidadãos, fazendo com que no mesmo distrito e concelhos vizinhos, fossem adoptadas políticas diametralmente opostas neste capítulo. Enquanto uns atribuíam apoios financeiros para livros, material escolar e alimentação, Ponte de Lima nada fazia neste campo, deixando sem benefícios muitas famílias carenciadas.
Durante muitos anos, pelo menos desde 1994, foram reclamados estes apoios, que viriam corrigir injustiças e proporcionar uma igualdade de direitos constitucionalmente consignados, no acesso ensino obrigatório. Não fazia sentido que os alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico beneficiassem de apoios financeiros e os do 1º ciclo fosse privados desse direito, por mera indisponibilidade municipal para a sua atribuição.
Por isso, o ano lectivo 2007/2008 marca uma nova era para a educação no concelho de Ponte de Lima, já que o Município avançou para a abertura de candidaturas para apoio para livros e alimentação, a famílias carenciadas com filhos a frequentarem o 1º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se de uma grande notícia que vem dar toda a expressão ao velho ditado que nos ensina que "mais vale tarde do que nunca", apesar do desespero de quem tanto tempo esperou...