quarta-feira, setembro 26, 2007





Paraíso à porta de casa

Não é exagero algum, nem qualquer excesso de bairrismo. As Lagoas constituem uma escola ambiental, um espaço natural de excepção e um refúgio extraordinário para um descanso merecido.
Um passeio pelos seus bem demarcados trilhos leva-nos a um espaço de paz, de contacto com a natureza no seu mais puro estado, permite um exercício descontraído, longe do bulício urbano do quotidiano. A pé ou de bicicleta, passear nas Lagoas é um prazer imperdível e acessível a todos os limianos. Os forasteiros, esses, já o descobriram...
As estruturas de apoio são de alta qualidade: o Centro de Interpretação Ambiental está bem integrado na paisagem e permite um conhecimento prévio daquilo que o visitante poderá encontrar da Paisagem Protegida. Na Quinta de Penteeiros, um bom complemento às Lagoas: em primeiro lugar a Quinta Pedagógica. Cada vez mais afastados das lides rurais, a Quinta, de uma forma simples mas eficaz, permite uma abordagem à vida rural, tanto da cultura vegetal como animal; o parque de campismo integra no espaço rural e natural aqueles que desejem alguns dias de tranquilidade e uma proximidade às Lagoas. As três casas (Cabração, S. Pedro e Cuco-junto à recta de Bertiandos) têm como público alvo famílias à procura de espaços distintos e tranquilos; o albergue procura satisfazer as necessidades de grupos e, por fim, os belos bungalows dão um toque distinto à oferta de alojamento das Lagoas. Tudo isto complementado com a piscina e o restaurante.
É imperdível um passeio às Lagoas, bem à porta de Ponte de Lima, servidas por excelentes acessos rodoviários e pelas ecovias.
É caso para dizer que "todos os caminhos vão dar às Lagoas".