segunda-feira, fevereiro 27, 2006

A PSP, OS INTERESSES DE PONTE DE LIMA E OS OUTROS INTERESSES

Parece evidente que é do interesse do concelho de Ponte de Lima manter a esquadra da PSP. Tenho a certeza que 99,9% da população tem esta opinião porque o encerramento constituiria, estou seguro, uma diminuição de efectivos policiais no concelho e o aumento da área de intervenção dos mesmos. A qualidade do policiamento poderia diminuir e a segurança no concelho poderia sofrer um rude golpe.
Vai daí, o Presidente da Junta de Freguesia de Ponte de Lima apresentou na última Assembleia Municipal uma moção contra o encerramento da esquadra da PSP. Um documento deste tipo, de alto interesse concelhio deveria, normalmente, merecer a adesão e concordância de todos os membros da Assembleia.
Deveria, mas não teve. Em primeiro lugar o Partido Socialista, zeloso dos interesses do Governo e numa posição ambivalente que não dignifica eleitos locais, fez questão de amenizar o texto, procurando não desagradar à “nomenclatura” e retirando força ao documento. Afinal, em primeiro lugar o “seu” Partido e só depois os interesses do concelho. Depois de amenizado e consensualizado o texto, colocado à votação, um Presidente de Junta – do Bárrio – optou pela abstenção, não se sabe em defesa dos interesses da sua freguesia ou do seu concelho. Atitude incompreensível que, na prática não serve à sua freguesia nem ao seu concelho. Talvez sirva, isso sim, é ao Governo que poderá invocar a falta de unanimidade do concelho para tomar uma decisão desfavorável a Ponte de Lima. Lamentável!