domingo, novembro 20, 2005

DESCIDA AO SARRABULHO: UM EXEMPLO DE EMPRRENDEDORISMO

Estava a chover. Mas quem marca um passeio deste tipo para Novembro tem mesmo que contar com isso. E foi sempre isso que se pretendeu: "a descer todos os santos ajudam", mesmo com chuva! A "Descida ao Sarrabulho", que em 2005 cumpriu a sua 5ª edição entrou definitivamente no calendário dos passeios de rerefência do BTT nacional, depois de ser uma das grandes percursoras dos passeios do género em Portugal. Começou em 2000, fruto do trabalho, criatividade e vontade de promover Ponte de Lima de um grupo de amigos e carolas que constituíam a direcção do Batotas. Hoje são praticamente os mesmos, mas foram as centenas de amantes do BTT que "encheram" Ponte de Lima no passado sábado, que lhes provaram que tinham razão e que a sua simplória ideia de há cinco anos vingou, tornando a "Descida ao Sarrabulho" num dos maiores e mais mediáticos eventos desportivos que se realizam em Ponte de Lima.
Este evento promove o BTT, promove o desporto numa das suas vertentes mais radicais, promove hábitos de vida saudáveis, o contacto com a natureza e a sua protecção, promove Ponte de Lima e os seus mais belos recantos, promove a sua gastronomia e património, fomenta a actividade económica local pois, durante um dia, são várias as centenas de forasteiros que demandam estas paragens. Promove ainda a capacidade de organização e saber fazer de um grupo completamente amador que se empenha para que, os 450 participantes na "Descida ao Sarrabulho", voltem no ano seguinte.
O que se espera agora é que a edição 2006 do evento seja ainda melhor que a 2005. Os limianos elevam, cada ano que passa, as suas espectativas e o "Batotas" procurará, com toda a certeza, não as defraudar. Para tal conta com o apoio das instituições e empresários locais para, em conjunto, pugnarem por uma iniciativa de referência para o concelho de Ponte de Lima.

A história do "Batotas - Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima" coincide praticamente com os primeiros passos do BTT em Ponte de Lima.
A Bicicleta chega praticamente a todos os locais pois percorre largas distâncias, é facilmente transportável e muito versátil. Com ela atingimos locais que são difíceis de atingir a pé e impossíveis de atingir de moto ou veículo todo-o-terreno. Estavam criadas as condições para a natural evolução do BTT. Em meados da década de 90 era já vulgar ver em Ponte de Lima grupos informais de jovens e menos jovens que, sobretudo ao domingo, saiam em bicicleta visitando alguns dos mais belos recantos do Concelho. De um desses grupos, um verdadeiro grupo de amigos, nasceu o BaToTas - Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima que, embora fosse informalmente constituído em 1997, teve a sua consagração jurídica em 30 de Abril de 1999, tendo sido seu sócio número um e primeiro presidente João Carlos Gonçalves. Desde 1998, o BaToTas tem vindo a marcar a actividade velocipédica, e não só, do concelho de Ponte de Lima, com a organização de multiplas e variadas actividades, entre as quais se realçam as seguintes: Passeio Anual, Caminhos de Santiago (o português e o francês), Passeio da Primavera, Passeio de Aniversário, Romaria a Santa Justa - Em colaboração com a AD Arcuense e Descida ao Sarrabulho. Até ao presente ano manteve em funcionamento uma secção de basquetebol, onde chegaram a praticar a modalidade dezenas de jovens.