quinta-feira, outubro 06, 2005

Um debate. Ou quase...

O debate entre os quatro candidatos à Câmara Municipal de Ponte de Lima, hoje emitido pela ROL foi um "quase debate". Quase debate porque pouco se debateu. O que foi permitido não passou de um explanar de programas eleitorais e opiniões que, raramente, puderem ser confrontadas e questionadas pelos cabeças de lista, fruto da estratégia e do estilo dos entrevistadores.
No entanto, algumas notas ficaram evidentes:
1. Os quatro candidatos estavam bem preparados para o debate, com as suas ideias bem definidas e as propostas devidamente estudadas;
2. Pena foi que a falta de debate impedisse que algumas das ideias pudessem ser questionadas ou debatidas;
3. Daniel Campelo tem um ódio de estimação por Montenegro Fiúza;
4. Quando era acusado de não ter feito algo, Daniel Campelo respondia, invariavelmente, que a decisão política relativamente ao assunto estava tomada, ou já estava pensada.
5. Acácio Pimenta foi o mais voluntarista e o mais convincente relativamente aos seus objectivos;
6. Manuel Trigueiro foi o mais sóbrio;
7. Montenegro Fiúza o mais Paciente, tendo em conta o que ouviu de Daniel Campelo; Daniel Campelo não consegue centrar-se nos projectos, na obra feita ou a fazer, não resiste ao ataque pessoal e ao carácter dos adversários, provocando os momentos mais quentes sem ser pela via dos seus méritos ou deméritos.
8. Daniel Campelo piscou o olho a Manuel Trigueiro - até o elogiou, e tentou isolar o candidato socialista.
9. Foi um "encontro", chamemos-lhe assim, morno, sem grandes novidades, sem grandes picardias, embora tenha servido para esclarecer os indecisos, se ainda existiam antes do debate.