domingo, janeiro 08, 2006

"O ALTO MINHO" E... OS OUTROS

Quase de uma assentada, o jornal "Alto Minho" comemorou o seu décimo aniversário e a publicação do seu número 500. Para um periódico regional, português e do distrito de Viana do Castelo, parece-me um facto digno de registo. O "Alto Minho" significou uma pedrada no charco da imprensa local do Alto Minho, assumindo uma atitude de diferenciação ao nível do conteúdo, do estatuto editorial e do espaço de implantação: todo o distrito. Após dez anos temos a certeza que valeu a pena e que O Alto Minho é um dos importantes pilares de que necessita Viana do Castelo para a sua afirmação.
E como se isto não bastasse, vamos ter jornal duas vezes por semana, à quarta-feira e sábado. Mais informação, mais opinião, mais Alto Minho.
No campo oposto surge o quinzenário "O Povo do Lima", a viver momentos difíceis no ano em que comemora 30 anos de publicação ininterrupta. É uma pena. Num espaço mediático tão reduzido como é o limiano, é com preocupação que assistimos à lenta agonia do mais genuíno periódico local de Ponte de Lima. Que os limianos, os amigos do jornal e aqueles que gostam de Ponte de Lima ajudem esta instituição a sobreviver, a ganhar um novo folego e mesmo a crescer e alargar a sua implantação no seu espaço natural.